Alex Meyer pede a reabertura do Núcleo de Nutrição e Alimentos

Por Tribuna Popular Publicado em
Alex Meyer pede a reabertura do Núcleo de Nutrição e Alimentos

Antiga Vaca Mecânica, que produzia 30 mil pães e 18 mil  sucos de soja por dia, está fechada há vários anos

A Câmara aprovou nesta terça-feira (9 de fevereiro) o requerimento número 26, do vereador Alex Meyer solicitando informações da Prefeitura sobre o funcionamento do Núcleo de Nutrição e de Alimentos, localizado na Vila Yolanda.

A antiga Vaca Mecânica foi criada durante o governo de Dobrandino Gustavo da Silva, mas foi desativada na administração Reni Pereira e até hoje não foi reaberta.

“Por meio deste requerimento, nós queremos saber os motivos pelos quais aquele importante núcleo ainda não foi reativado, uma vez que ele era de grande importância para estudantes e entidades iguaçuenses”, explicou o vereador Alex Meyer.

“Por meio deste núcleo eram produzidos pães e sucos de soja que reforçavam e enriqueciam a merenda escolar servida nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI’s, além dos Centros de Convivência, postos de Saúde, hospital, famílias cadastradas e outras instituições de cunho social”, acrescentou o vereador.

De acordo com Alex Meyer o Núcleo de Nutrição chegou a produzir mais de 30 mil pães e 18 mil sucos de soja por dia. “São números expressivos que revelam a importância do programa para a população iguaçuense”.

Pandemia

O vereador argumenta que o programa tem ainda maior importância durante a pandemia do novo coronavírus que “trouxe consigo uma das piores recessões econômicas da história do Brasil e, com ela, o desemprego e a fome”.

“Soma-se a estes fatores – acrescenta Meyer - o fim do pagamento do auxílio emergencial, agravando ainda mais a situação de extrema pobreza de muitas famílias drasticamente atingidas pela pandemia”.

Constituição

Em sua justificativa, o vereador também cita a Constituição Federal que, em seu artigo 6º afirma que a alimentação é um direito social. “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados”, frisa o artigo.

Ele também destaca o Estatuto da Criança e do Adolescente, cujo artigo 4º é claro ao apontar que: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

Por fim, o vereador Alex Meyer comenta: “Cabe também ao Poder Público assegurar à criança e ao adolescente o direito à alimentação, e, portanto, a produção de pães e sucos de soja pela ‘Vaca Mecânica’ torna-se indispensável e crucial neste momento de recessão, sendo uma alternativa importante no combate à fome e à situação de extrema pobreza, beneficiando muitas famílias iguaçuenses e a população em geral”. 

Fonte e Foto: Assessoria

Galeria de imagens:

Atenção!

A reprodução das fotos do portal de notícias Tribuna Popular com endereço digital jtribunapopular.com.br está expressamente proibida.

As fotos são protegidos pela legislação brasileira, em especial pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal 9.610/98) e é um direito de imagem garantida pela lei.

A Tribuna Popular retém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicados no site conforme a lei 9.610 de 19/02/1998.

Para a reprodução do conteúdo fora das condições especificadas entrar em contato com o seguinte e-mail jtribunapopular@bol.com.br