Governador Ratinho Junior surfa nas ondas da Itaipu Binacional

Por Tribuna Popular Publicado em
Governador Ratinho Junior surfa nas ondas da Itaipu Binacional

CHAPÉU ALHEIO

Governo do Estado investe ninharia, mas fatura politicamente em cima das obras custeadas pela hidrelétrica

Enrique Alliana - Jornalista

Durante a campanha eleitoral de 2018 o então candidato a governador, Ratinho Junior, prometeu uma atenção especial a Foz do Iguaçu, notadamente nas áreas de turismo e segurança. Aqui ele somou 84.578 votos. Quase 70% do eleitorado iguaçuense confiou em sua palavra.

Passados dois anos e quatro meses de mandato, a população começa a perceber que a tal "atenção especial" não passou de mais uma promessa de campanha. O que se viu até agora foi um governador que visita a cidade com frequência, mas quase sempre de mãos vazias.

A agência de notícias do Governo do Estado tem sido pródiga em noticiar os "grandes feitos" de Ratinho Junior em Foz do Iguaçu. Mas o que o governador tem feito, na realidade, é surfar nas ondas generosas da Itaipu Binacional. E o faz sem qualquer pejo.

As caronas de Ratinho Junior nas grandes obras que Itaipu realiza com maestria, tiveram início ainda em 2019, com a assinatura de convênio para construção da segunda ponte com o Paraguai. Desde então, o governador adorou o surfe nas águas mansas do lago e navegou a favor do vento, fazendo cortesia com o chapéu alheio.

A brincadeira deu tão certo que ele pegou carona no projeto de duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, a Perimetral Leste, e a ampliação da pista do Aeroporto Internacional do Iguaçu, o Contorno de Guaíra; a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel; a revitalização da Ponte Ayrton Senna, em Guaíra; a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; a ligação entre Ramilândia e Santa Helena; e, mais recentemente, a pavimentação da Estrada Boiadeira, no Noroeste, obra que ele prometeu e não iria realizar se não fosse a mão amiga da Itaipu.

A Ponte da Integração

A Ponte da Integração terá um custo total de R$ 463 milhões, incluindo a Perimetral Leste. Itaipu está bancando tudo, o Governo do Estado faz apenas o gerenciamento, por meio do DER, mas garante muita propaganda a seu favor.

Em 10 de agosto de 2020, quando completou um ano do início das obras, Ratinho esteve em Foz do Iguaçu e espalhou a notícia por todo o Paraná por meio de sua agência oficial de notícias.

"A população espera essa obra há mais de 25 anos e nós a tiramos do papel em tempo recorde", vangloriou-se o governador. "Somos responsáveis pela gestão da obra que é parte do planejamento de melhorar a integração da América do Sul e vai ampliar o turismo", acrescentou.

Claro que ao final de cada matéria o governador cita e agradece o apoio da Itaipu. Mas os desavisados que não conhecem a história compram a lorota como se fosse uma obra do Estado.

Carona na duplicação da Rodovia das Cataratas

Em 30 de setembro de 2020 Ratinho Junior voltou a surfar nas ondas da Itaipu. Nesse dia foi assinado o convênio entre Itaipu e Governo do Estado para a obra de duplicação da Rodovia das Cataratas.

A intervenção prevê investimento de R$ 139,47 milhões, dos quais R$ 136,32 milhões serão financiados pela usina hidrelétrica. O Governo do Estado entrará com apenas R$ 3,15 milhões e será responsável pela gestão. Ratinho investirá menos de 3% do total, mas a propaganda estará garantida.

Logo após assinar o convênio, o governador deu entrevista aos órgãos de imprensa e destacou que as obras da Rodovia das Cataratas "vão potencializar o turismo no Oeste do Paraná e ajudar a recuperação do setor depois da pandemia".

Ratinho aproveitou para falar de outras obras que a Itaipu está realizando, como a ampliação da pista do Aeroporto. "Estamos criando vetores para acelerar a força do turismo e a economia do município", arrotou.

O secretário de Infraestrutura, Sandro Alex, também aproveitou para tirar uma casquinha: "As obras têm a complexidade das estruturas que complementam a rodovia, mas vamos executar dentro dos melhores padrões do Estado. O Paraná está em obras. Algumas delas há décadas aguardando para se tornar realidade", bradou o secretário, de peito estufado.

Fonte: Jornal Tribuna Popular

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