Paraguai fará quarentena de 9 dias, mas manterá Ponte da Amizade aberta

Por Tribuna Popular Publicado em
Paraguai fará quarentena de 9 dias, mas manterá Ponte da Amizade aberta

As medidas começam a valer neste sábado (27/03/2021) e vão até segunda, dia 5 de abril de 2021, em todo território paraguaio.

Novas medidas para conter o avanço do coronavírus foram anunciadas no dia de ontem, quarta-feira (24/03/2021) pelo governo do Paraguai. A princípio, elas valem por nove dias, durante a Semana Santa. As fronteiras, em especial a Ponte Internacional da Amizade, permanece aberta neste período.

A principal medida será a circulação permitida apenas para atividades essenciais no horário entre as 05h:00 e as 20h:00. Parques públicos serão fechados. As medidas são semelhantes às adotadas em março de 2020, quando a doença chegou ao Paraguai.

Da mesma forma, serão proibidos os transportes de curta, média e longa distância, regulamentados pela Diretoria Nacional de Transportes (Dinatran). Já o transporte de passageiros na Região Metropolitana, regulamentado pelo Vice-Ministério dos Transportes, continuará regulamentado, podendo transportar apenas passageiros sentados.

Em relação às aulas da rede pública e privada, foi ordenada a suspensão das aulas presenciais para acompanhar as medidas.

Controles de rolagem

Durante os 8 dias de vigência do decreto, serão feitos rígidos controles pela Polícia Nacional junto às Forças Militares, bem como pela Patrulha Rodoviária e Policiais Municipais, informou o Subcomandante da Polícia, Victor Balbuena.

Já a fronteira com o Brasil permanecerá aberta para atividades essenciais, mas haverá controles para saída do cordão sanitário em cada cidade fronteiriça.

Os 13 postos de fronteira habilitados até o momento, incluindo o Aeroporto Silvio Pettirossi, permanecerão abertos com o protocolo atual para apresentação de PCR negativo para entrada no país, informou a diretora de Migração, Maria de los Angeles Arriola. No entanto, durante a Semana Santa prevalecerá a restrição à circulação, lembrou.

Situação crítica

O ministro da Saúde, Júlio Borba, indicou que a situação é crítica com 100% de ocupação dos leitos dos setores público e privado para casos graves de Covid-19.

Borba também confirmou a circulação da variante Manaus do coronavírus, de acordo com os últimos estudos. No dia de ontem, quarta-feira (24) foram 51 mortos, número recorde que ultrapassa os 49 de terça-feira (23). (Com informações e foto do Portal da Cidade / Arquivo-ABC Color

Galeria de imagens:

Atenção!

A reprodução das fotos do portal de notícias Tribuna Popular com endereço digital jtribunapopular.com.br está expressamente proibida.

As fotos são protegidos pela legislação brasileira, em especial pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal 9.610/98) e é um direito de imagem garantida pela lei.

A Tribuna Popular retém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicados no site conforme a lei 9.610 de 19/02/1998.

Para a reprodução do conteúdo fora das condições especificadas entrar em contato com o seguinte e-mail jtribunapopular@bol.com.br