Ranking mostra Foz do Iguaçu entre as mais lentas em vacinação no Paraná

Por Tribuna Popular Publicado em
Ranking mostra Foz do Iguaçu entre as mais lentas em vacinação no Paraná

PANDEMIA

Levantamento do Governo do Estado apurou que Foz do Iguaçu está 190º lugar em ritmo de vacinação no Paraná; perdemos até para Céu Azul, Matelância e Capanema

Enrique Alliana / Jornalista

Mais uma vergonha para a cidade de Foz do Iguaçu. O Município amarga a 190ª posição em vacinação no Paraná, conforme levantamento realizado pelo Governo do Estado. Nenhuma das cidades-pólo do Paraná está tão atrasada no processo de imunização da população contra o Coronavírus como Foz do Iguaçu.

Até a data do levantamento, 29 de março, o Município tinha apenas 9,31% da população vacinada com a primeira dose. Foz ficou atrás de municípios como Francisco Beltrão, Toledo, Capanema, Cianorte, Guaíra, Medianeira, Céu Azul, São Miguel do Iguaçu, Santa Helena, Itaipulândia, Matelândia, Cascavel, Londrina, Maringá e Curitiba.

A divulgação teve grande repercussão na cidade, mas a prefeitura não teve resposta. Na Secretaria de Saúde, Rosa Jerônymo sequer sabe a quantidade de idosos por faixa etária. Por conta disso, várias vezes a cidade viu a interrupção da vacinação poucas horas depois da abertura do período de imunização para uma determinada faixa de idade dos idosos.

O motivo é esse: falta de estatísticas corretas. A prefeitura anunciava uma quantidade de idosos e quando abria o cadastramento eram o dobro ou até o triplo. As estimativas do IBGE feitas com base no censo de 2010 não servem mais devido a desatualização. Nesse tempo todo, o Município não se preocupou nos últimos anos em fazer um cadastramento ou se é feito nas unidades da saúde, os sistemas não serviram ou não foram gerenciados nessa pandemia para dar respostas às demandas que o momento exige.

Em relação a interrupção da vacinação no último fim de semana do mês, a Secretária Rosa afirmou que na terça-feira seguinte, dia 30, a Secretaria de Saúde voltaria à vacinação, porém com pouco mais de 100 doses para os idosos com mais de 65 anos e, assim que chegarem mais, o cadastro on-line seria reaberto no site da Prefeitura.

No último fim de semana chegaram mais, entretanto, foram 361 doses para toda a 9ª Regional de Saúde. As expectativas são de que nesta semana haja um volume maior principalmente para aplicação da segunda dose, procedimento que consta em agenda de quem já se vacinou pela primeira vez.

Fonte: https://jtribunapopular.com.br/uploads/files/2021/04/jornal-tribuna-popular-edicao-298-pdf.pdf

Galeria de imagens:

Atenção!

A reprodução das fotos do portal de notícias Tribuna Popular com endereço digital jtribunapopular.com.br está expressamente proibida.

As fotos são protegidos pela legislação brasileira, em especial pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal 9.610/98) e é um direito de imagem garantida pela lei.

A Tribuna Popular retém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicados no site conforme a lei 9.610 de 19/02/1998.

Para a reprodução do conteúdo fora das condições especificadas entrar em contato com o seguinte e-mail jtribunapopular@bol.com.br