Ratinho Junior jorra dinheiro em propaganda um ano antes da campanha eleitoral

Por Tribuna Popular Publicado em
Ratinho Junior jorra dinheiro em propaganda um ano antes da campanha eleitoral

FARRA DA PUBLICIDADE

No ano passado o governador derreteu R$ 107 milhões em propaganda; nos últimos meses só dá o Governo do Estado na mídia. Qual é o custo dessa festança?

Enrique Alliana / Jornalista

No mês passado noticiamos que o governador Ratinho Junior estava surfando nas deliciosas ondas da Itaipu, divulgando como se fossem suas as obras custeadas pela Binacional.

Nesta matéria vamos mostrar os gastos abusivos com propagada das "grandes obras" do Governo do Estado, um ano após o início da campanha eleitoral que começa em julho do próximo ano.

Como todos estão carecas de saber, Ratinho Junior é candidato a reeleição e tem medo danado de perder o poder e acabar sua carreira, uma vez que ele ainda sonha com o Senado do República, embora seu pai acalenta o sonho da presidência para seu filho predileto.

Gastança

O Tribuna Popular constatou que no ano de 2020 o governo Ratinho Junior conseguiu roer nada menos que R$ 107,5 milhões em propaganda em rádios, TVs, jornais e anúncios na internet, produção e criação para as milionárias agências de propaganda. Os gastos incluem a administração direta e indireta.

Se o governador gastasse menos em propaganda e mais em saúde, certamente o Paraná não estaria contabilizando a triste marca de 30.000 óbitos e 1.260.000 casos de covid.

Em 2019 Ratinho Junior derreteu 40% a menos do que em 2020. Não conseguimos obter o montante gasto no primeiro quadrimestre de 2021 porque o Portal da Transparência da Comunicação não passa de conversa pra boi dormir.

A Secretaria de Comunicação Social não informou o quanto foi gasto em campanhas para orientar sobre a pandemia, mas pelo que se observa na TV, é fácil verificar que a fatia maior está sendo investida em propaganda sobre as "grandes obras" do governador, que não passam de maquiagem.

Ratinho Junior pensa que a gastança em propaganda vai lhe garantir a eleição. Ele esquece que seu antecessor, Beto Richa, torrou em 2017 R$ 186 milhões e sua campanha foi um fiasco.

R$ 2,6 milhões para divulgar corte do aluguel de jatinho

No início de 2019 o governador Ratinho Junior anunciou o corte de gastos com supérfluos e devolveu o jatinho alugado da empresa Helisul. Na oportunidade ele declarou que esse gesto iria resultar em uma economia de R$ 4,5 milhões por ano aos cofres públicos.

"É um compromisso com os paranaenses, que faz parte de um pacote de medidas de redução de custos e despesas que não são essenciais para o atendimento da população", disse o governador em mais uma de suas costumeiras jogadas de marketing.

Poucos meses mais tarde veio a público a denúncia de que o roedor mor do Paraná havia gasto R$ 2.643.561,07 em propaganda para divulgar as medidas adotadas.

Ou seja, gastou 58% do que economizou apenas para passar a imagem de austeridade. Como bem disse o escritor português José Saramago "vai dando com uma mão e tirando com a outra".

Agora Ratinho Junior viaja com o jatinho da Copel, que também derrete fortunas com propaganda e aluguel de aeronave.

Conheça o "Goebells" das araucárias

Quem comanda a farra da publicidade no Governo do Estado é o todo-poderoso secretário de Comunicação Social, João Evaristo Debiasi, que segue à risca aquela célebre frase do chefe da propaganda nazista, Joseph Goebells: "a mentira dita mil vezes se transforma em verdade".

O "Goebells" das Araucárias tem dito que sua missão no governo é "divulgar os avanços do governo para que as pessoas tenham acesso e possam se beneficiar de forma integral de obras e programas que estão sendo realizados".

Na verdade, estão avançando no dinheiro do contribuinte, esfolado por altos impostos, para azeitar os veículos de imprensa e melhorar a imagem do governador, arranhada pela inépcia, incompetência, estupidez e imbecilidade.

João Debiasi é pós-graduado em ciência política e especialista em mídias digitais. Ele já assessorou muitos políticos em Brasília e também foi secretário de Comunicação de Santa Catarina. Dizem as más línguas que ele tem uma simpatia muito grande pelos veículos do SBT no Paraná.

Fonte: https://jtribunapopular.com.br/uploads/files/2021/06/jornal-tribuna-popular-edicao-305-pdf.pdf

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