RF, PF e BPFron apreendem alimentos importados e cigarros na feirinha da Vila Portes

Por Tribuna Popular Publicado em
RF, PF e BPFron apreendem alimentos importados e cigarros na feirinha da Vila Portes

Na manhã desta sexta-feira, 24 de setembro de 2021, servidores da Receita Federal, da Polícia Federal e o BPFRON realizaram uma operação de repressão ao contrabando e descaminho em boxes (feirinha da Vila Portes) na Bairro Vila Portes, em Foz do Iguaçu. O foco das fiscalizações foi a apreensão de alimentos importados da Argentina e cigarros contrabandeados do Paraguai.

Alimentos como carnes, azeites, doces, cervejas, vinhos foram apreendidos durante a operação. Esses produtos foram importados de forma irregular, por isso, além de não terem passado pelo controle sanitário, também não foram pagos os impostos devidos na importação. Ademais, cigarros contrabandeados foram encontrados em um dos quiosques, é proibida a venda desse produto no Brasil.

De acordo com o chefe da operação, o Auditor-fiscal da Receita Federal Sandro Chimisso, essa é a terceira operação realizada no local neste ano. Para ele, já é possível perceber que alguns vendedores, após as seguidas fiscalizações da Receita Federal, substituíram a venda de produtos irregulares por mercadorias nacionais ou nacionalizadas. 

Estima-se o valor dos produtos apreendidos chegue a R$ 210 mil. Assim como os cigarros, os alimentos serão destruídos, já que não se sabe se são próprios para consumo. As mercadorias foram encaminhadas para a Receita Federal em Foz do Iguaçu. Durante a operação ninguém foi preso, mas serão enviadas Representações Fiscais ao Ministério Público para a apuração dos ilícitos.

A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias, de forma anônima, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.

Fonte e Fotos: Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal do Brasil de Foz do Iguaçu

Galeria de imagens:

Atenção!

A reprodução das fotos do portal de notícias Tribuna Popular com endereço digital jtribunapopular.com.br está expressamente proibida.

As fotos são protegidos pela legislação brasileira, em especial pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal 9.610/98) e é um direito de imagem garantida pela lei.

A Tribuna Popular retém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicados no site conforme a lei 9.610 de 19/02/1998.

Para a reprodução do conteúdo fora das condições especificadas entrar em contato com o seguinte e-mail jtribunapopular@bol.com.br