Vereador Galhardo entra com pedido formal sobre gastos da prefeitura com covid

Por Tribuna Popular Publicado em
Vereador Galhardo entra com pedido formal sobre gastos da prefeitura com covid

O vereador do Partido Republicanos, Admilson Galhardo, apresentou um pacote de requerimentos para a pauta da sessão da Câmara de Foz do Iguaçu marcada para esta terça-feira, 8, a partir das 9h. Dentre eles, consta um pedido formal para que a prefeitura informe de maneira transparente os valores recebidos para o enfrentamento da pandemia e exatamente onde foram aplicados. O documento requer ao prefeito Chico Brasileiro que informe ao Poder Legislativo a destinação das verbas recebidas do Governo Federal, do Governo do Estado e da Itaipu Binacional.

De acordo com o requerimento, a resposta formal da prefeitura deve esclarecer aos seguintes questionamentos: Quais os valores recebidos unitariamente pelo Município de cada um dos órgãos citados (Estado, União e Itaipu)?; Qual o valor do montante recebido pelo Município até a presente data?; Do valor recebido até a presente data, quanto já foi investido? Onde e como foram investidos os valores recebidos?; Detalhar, em planilha, onde cada recurso foi utilizado, observando comprovação de gastos através de emissão de notas fiscais; Detalhar, em planilha, os insumos e equipamentos que foram adquiridos, e qual forma de aquisição; E detalhar também pesquisa de mercado e valor efetivamente pago pelos insumos e equipamentos.

Galhardo justificou a apresentação do requerimento afirmando que “os questionamentos apresentados prezam pela transparência no que tange ao direcionamento dos recursos recebidos, dada a situação de dificuldade observada no setor econômico, sanitário e de saúde em Foz do Iguaçu”. Caso, a proposição seja aprovada em plenário, o Poder Executivo, terá que apresentar os documentos e informações, obrigatoriamente, no prazo máximo de 30 dias. Nesta segunda-feira, 7, a reportagem entrou em contato com a assessoria da prefeitura para que se pronunciasse a respeito do assunto, que se prontificou em verificar e dar o retorno assim que possível.

Pedido de esclarecimento sobre uso de drones

O uso de drones para fiscalização do cumprimento das medidas restritivas também é alvo de requerimento de Admilson Galhardo. O vereador protocolou pedido formal para que o Poder Executivo esclareça se os drones utilizados no combate à pandemia são de propriedade do Município. Nesse caso, informar a data de aquisição; a razão social e o nome de fantasia da vendedora; modelo dos equipamentos; quais os critérios adotados para a escolha do modelo; e valor pago na aquisição de cada drone.

Não sendo do Município, então cabe informar quais os critérios adotados para escolha da empresa prestadora do serviço; através de qual modelo de contrato com o poder público; qual o valor repassado à contratada para prestação de tal serviço; qual a forma de pagamento e qual valor efetivamente pago até o presente momento; e qual o número do contrato firmado entre as partes.

Fonte: GDia/Elson Marques/EMS Editores

Foto: Enrique Alliana

Galeria de imagens:

Atenção!

A reprodução das fotos do portal de notícias Tribuna Popular com endereço digital jtribunapopular.com.br está expressamente proibida.

As fotos são protegidos pela legislação brasileira, em especial pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal 9.610/98) e é um direito de imagem garantida pela lei.

A Tribuna Popular retém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicados no site conforme a lei 9.610 de 19/02/1998.

Para a reprodução do conteúdo fora das condições especificadas entrar em contato com o seguinte e-mail jtribunapopular@bol.com.br